Questão 1
A partir da
formulação de um modelo descritivo baseado nas mais relevantes estruturas do
capitalismo organizado, Habermas vai definir as novas configurações da
sociedade, na qual ocorre a formação do sujeito. Segundo Habermas, podemos
afirmar que:
I – Segundo
Habermas, a crise do capitalismo se torna hoje muito mais abrangente,
ultrapassando o sistema econômico.
II – A crise do
capitalismo deve ser identificada por diversos aspectos.
III – Os aspectos
da crise do capitalismo podem ser entendidos como: crise da esfera pública
burguesa e sua mudança na estrutura; e crise da sociedade do trabalho,
conseqüente da diluição da ideologia do trabalho e da instauração da ideologia
da ciência e da técnica.
Estão corretas as
afirmativas:
Alternativas
1 - somente I
2 - somente I e
II
3 - somente III
4 - somente II
5 - todas as
afirmativas estão corretas
Sua resposta
5 - todas as
afirmativas estão corretas
Questão 2
Para Habermas, o
processo de evolução da sociedade não se apóia na contradição dialética entre
as forças produtivas e as relações de produção na luta de classes como afirma
Marx. Conforme Habermas:
I - as forças
produtivas desenvolvem-se e as formas de integração social vão amadurecendo
conforme a capacidade dos sujeitos, em dois princípios: uma ao nível do
trabalho, âmbito das relações de trabalho, eficiência, eficácia, produtividade,
ou seja, os princípios que regem uma empresa;
II - o outro
princípio é o das interações, relações intersubjetivas medidas
linguisticamente.
III - o trabalho
e a interação se constituem como duas grandes dimensões da Teoria Habermasiana.
Estão corretas as
afirmativas:
Alternativas
1 - somente II
2 - somente III
3 - somente I e
III
4 - somente I
5 - todas as
afirmativas estão corretas.
Sua resposta
5 - todas as
afirmativas estão corretas.
Questão 3
"A teoria de
evolução de Habermas e constrói sobre uma crítica ao materialismo histórico,
que elege o nível de desenvolvimento das condições de trabalho (as forças
produtivas) como o único critério de evolução das sociedades. A este critério
ela se propõe a acrescentar um outro, o nível de desenvolvimento das formas de
_____________________, ou de _______________”. (ARAGÃO, 1997, p. 114). Os
termos que preenchem corretamente as lacunas são, respectivamente:
Alternativas
1 - alienação -
alienante
2 - integração
social – interação
3 - ideologia –
ideologizante
4 - desigualdade
social – exclusão
5 - nenhuma das
anteriores
Sua resposta
2 - integração
social – interação
Questão 4
A Teoria de
Habermas afirma que:
I - o processo de
emancipação do sujeito passa a ser entendido como um processo de divisão do
trabalho
II - O processo
da comunicação lingüística, o diálogo sem coerções externas, é caracterizado
como uma saída para a alienação, para a perda da individualidade dos homens,
além de promover a recuperação da autonomia da sociedade.
III - A
linguagem, é caracterizada como um elo de interação entre os sujeitos e como
uma forma de garantir o processo democrático em todas as decisões da
coletividade.
Estão corretas as
afirmativas:
Alternativas
1 - somente I e
II
2 - somente I e
III
3 - somente II e
III
4 - somente I
5 - todas as
afirmativas estão corretas.
Sua resposta
3 - somente II e
III
Questão 5
A partir da
perspectiva Habermasiana, podemos afirmar que:
Alternativas
1 - O pensamento
Habermasiano ratifica o trabalho e a linguagem, como características
originárias da vida e evolução humana. As sociedades, os sujeitos que nela
atuam e as regulamentações que orientam as ações humanas evoluem.
2 - Em sua Teoria
da Ação Comunicativa, Habermas parte do princípio de que os homens são capazes
de ação, e para tanto utilizam-se da divisão do trabalho para se comunicarem
com seus pares, buscando assim chegar a um entendimento.
3 - Segundo
Habermas, a ideologia se tornará meio para emancipação dos homens,
possibilitando um maior entendimento da totalidade.
4 - A garantia de
um processo democrático em decisões coletivas, com argumentos e contra-argumentos
livres de coerções, é conseqüência do processo de divisão do trabalho e
alienação.
5 - Nenhuma das
afirmativas anteriores é verdadeira.
Sua resposta
1 - O pensamento
Habermasiano ratifica o trabalho e a linguagem, como características
originárias da vida e evolução humana. As sociedades, os sujeitos que nela
atuam e as regulamentações que orientam as ações humanas evoluem.
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