quarta-feira, 16 de maio de 2012

Avaliação Virtual Metodologia da Pesquisa Científica


Questão 1     
O conhecimento de origem _________________ está relacionado a tudo o que existe e pode ser conhecido através da experiência, sendo transmitido através dos sentidos e pela consciência dos sujeitos, de geração em geração. O conhecimento __________________segue um método, passa por etapas, verificação ou confirmação dos sujeitos.
Alternativas
1 - Científica, filosófico.
2 - No senso comum, cientifico
3 - Filosófica, cientifica
4 - Teológica, senso comum
5 - Teleológico, cientifico
Sua resposta
2 - No senso comum, cientifico

Questão 2     
A busca pelo desvelamento do desconhecido não está resumido na intenção de conhecer algo e sim naquilo que se abstrai da realidade a partir desta intenção. Para dar significado ao identificado, o homem cria algumas representações. E são estas representações que denominamos conhecimento. Em linhas gerais, quais as formas principais formas de conhecimento?
Alternativas
1 - Forma geral e específica
2 - Através de pesquisa e projetos
3 - Mítica, ordinária, artística, filosófica, religiosa e científica
4 - Linear e dialética
5 - Todas as alternativas estão corretas
Sua resposta
3 - Mítica, ordinária, artística, filosófica, religiosa e científica

Questão 3     
O processo de cientificação do conhecimento foi gradativo, passando de um questionamento daquilo que estava posto, de uma interpretação do real baseada na cultura e na experiência individual, para uma metodologia sistematizada. Nos diferentes momentos históricos, várias foram as concepções acerca da ciência:
1. Visão Grega
2. Visão da ciência moderna
3. A visão contemporânea de ciência e método

( ) Momento em que se começou a questionar o método de construção do conhecimento. Foi estabelecida uma metodologia para que um determinado saber fosse considerado cientifico;
( ) Neste momento, inicia-se uma trajetória em direção a superação do entendimento do real baseado somente pelas opiniões e sentidos, ou seja, o homem começa a superar o entendimento de que o universo era regido por diferentes divindades, dando inicio a uma ruptura epistemológica, processo de passagem entre o mítico e o real.
( ) Admite-se que a ciência e seus procedimentos são encarados como processo histórico e sistema aberto, sujeita às influências do contexto em que ocorre. È preciso então definir o problema e discutir os critérios básicos para o processo de investigação cientifica.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
1 - 1; 2; 3
2 - 2; 1; 3
3 - 3; 1; 2
4 - 1; 3; 2
5 - 3; 2; 1
Sua resposta
2 - 2; 1; 3

Questão 4     
No processo de construção do conhecimento, não há necessidade que o pesquisador sempre se detenha em uma única fonte de dados. Por isso, pode buscar informações acerca de um determinado objeto através de vários tipos de pesquisa. Relacione a segunda coluna com a primeira:

(1) Pesquisa de campo
(2) Pesquisa Ação
(3) Pesquisa experimental
(4) Pesquisa descritiva

( ) Sustenta-se em uma situação criada em laboratório, com a finalidade de trabalhar com a relação entre os fenômenos/ objetos de estudo, ou seja, é toda pesquisa que exige um tipo de experimento;
( ) Coleta de dados através do uso de técnicas onde se busca informações diretamente no local efetivando assim o contato direto do sujeito, objeto de estudo e pesquisador;
( ) O objetivo é recolher, analisar e interpretar com base em contribuições já existentes;
( ) A pesquisa se desenvolve mediante o papel ativo do pesquisador que vai das ações – resoluções de problemas e avaliações verificando as modificações ocorridas. É uma pesquisa que se insere no movimento, através de aproximações sucessivas.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
1 - 3; 1; 4; 2
2 - 1; 3; 4; 2
3 - 4; 1; 3; 2
4 - 3; 1; 2; 4
5 - 2; 1; 3; 4
Sua resposta
1 - 3; 1; 4; 2

Questão 5      Delimitar o ________________é saber qual é a pergunta que o pesquisador quer responder. Não há pesquisa sem que haja uma dúvida a ser respondida.
Inicialmente o pesquisador delimita um problema e, após a revisão da bibliografia, que é um processo inicial da pesquisa, ele vai apurando o seu problema até identificar o que de fato quer saber.
Alternativas
1 - Pesquisador
2 - Tempo da pesquisa
3 - Tipo de pesquisa
4 - O local da pesquisa
5 - Problema da pesquisa,
Sua resposta
5 - Problema da pesquisa,

2 comentários:

  1. Olá Doni! Ficamos grato por nos ajudar. E mais uma vez estamos aqui, pois precisamos de ajuda na avaliação de metodologia da pesquisa av2 e av3. Grata
    BRUNA

    ResponderExcluir
  2. Oi

    Tem como vc postar as avs 1 2 3 4 de Mitologia?

    att

    INGRID

    ResponderExcluir