quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Av 1 - Cultura, Família e Sociedade


Questão 1       
A família hoje apresenta uma diversidade estrutural.  Não existe uma família ideal ou um modelo pré-determinado de família, existem famílias reais. Independente de sua configuração, a família continua sendo a instituição social responsável pelos cuidados, proteção, afeto e educação das crianças pequenas, ou seja, é o primeiro e importante canal de iniciação dos afetos, da socialização, das relações de aprendizagem. Independente de sua configuração, ela tem proteção especial do Estado. Esta garantia está firmada:
Sua resposta
Na Constituição Federal.

Questão 2       
De acordo com dados recentes, elevou-se o número de núcleos familiares compostos apenas por mulheres e seus filhos (crianças e adolescentes), bem como o número de pessoas e/ou famílias em situação de rua. (SENNA; ANTUNES, 2003).
A estas famílias denominamos que estão:
Sua resposta
Situação de risco social, em vulnerabilidade.

Questão 3       
A violência familiar envolve os atos de maus tratos, agressão e violência física, sexual ou psicológica que ocorre na unidade familiar através de um membro da família, usando sua autoridade com a finalidade de controlar os demais integrantes. Qual deve ser a postura do profissional ao perceber o indicio de violência contra a criança e/ou adolescente?
Sua resposta
Denunciar o agressor ou suspeito ao Conselho Tutelar.

Questão 4       
A definição mais contemporânea que temos de família é:
Sua resposta
Qualquer pessoa que esteja ligada por laço de afetividade, ou até mesmo uma pessoa sozinha em um domicilio.

Questão 5       
Peixoto e Cicchelli (2000) assinalam que nas últimas décadas falou-se muito a respeito da crise da família, numa alusão à baixa taxa de fecundidade, ao aumento da expectativa de vida e, conseqüentemente, à crescente proporção da população com mais de 60 anos. Além disso, os autores também aludem ao declínio do casamento e da banalização das separações como fatores constituintes da tal “crise”. Segundo eles, o que caracteriza esse processo a que se chama de crise, não é propriamente o enfraquecimento da instituição família, mas o surgimento de novos modelos familiares, de novas relações entre os sexos, numa perspectiva igualitária, mediante maior controle da natalidade, e a inserção massiva da mulher no mercado de trabalho, entre outros aspectos.
Podemos associar tais transformações a:
Sua resposta
Dinâmica da sociedade e suas mudanças estruturais e culturais.

3 comentários:

  1. Este blog é muito bom, mas deveriamos fazer as provas e debater, e não copiar de quem já fez, e assim creceriamos juntos no ambito profissional. Abraços

    ResponderExcluir